Análise de sobrevivência e extensões
Desenvolvimento e comparação de técnicas e modelos estatísticos para a análise de dados cuja variável resposta é o tempo até a ocorrência de um evento (por exemplo, morte de um indivíduo, germinação de uma semente, ganho de um determinado peso). Estes dados são frequentemente censurados, isto é, são observações incompletas em que, por algum motivo, não é possível observar a ocorrência do evento ou o momento correto da ocorrência, trazendo complicações adicionais para análise e necessidade de novos métodos. Abordagem clássica e bayesiana.
Estatística experimental
Desenvolvimento e comparação de técnicas de planejamento de experimentos e delineamentos ótimos. Desenvolvimento e comparação de técnicas e modelos estatísticos, clássicos e bayesianos, univariados e multivariados, para a análise de dados obtidos a partir de experimentos previamente planejados e de estudos por amostragem, podendo levar em consideração distribuição no espaço e no tempo e possíveis efeitos de vizinhança.
Modelos de regressão e extensões
Desenvolvimento e comparação de técnicas em modelos estatísticos lineares, lineares generalizados e não lineares sob enfoque clássico e bayesiano, para a análise de dados discretos e contínuos, incorporando superdispersão e excesso de zeros, medidas repetidas e curvas de crescimento. Modelos genéticos.
Modelos espaciais, temporais e extensões
Desenvolvimento e comparação de técnicas nas áreas de Estatística Espacial, Geoestatística e Análise de Séries temporais e espaço-temporais sob enfoque clássico e bayesiano.
Química de Produtos Naturais
Isolamento de compostos orgânicos e Microbiologia, com ênfase em química de produtos naturais isolados de fungos endofíticos e actinobacterias com atividade antifúngica e controle biológico a fitopatógenos.
Química de Alimentos
Tecnologias ambientalmente amigáveis nas análises de alimentos, Química analítica limpa, Métodos ópticos de análises e Automação.
Química Analítica Aplicada
Análise de metais em baixa concentração, preparo de amostras e instrumentação analítica, atuando principalmente na interface química e agricultura/meio ambiente.
Físico-Química de solos tropicais
Aplicação do método de Rietveld na quantificação mineralógica de solos, utilização de raios X gerados em aceleradores síncrotron em estudos de química e mineralogia de solos e eletroquímica de solos