Laboratório de Análises Estatísticas (LAE)

Telefone:
+55 (19) 3429.4127 - r 235
Fax:
+55 (19) 3429.4346
Docente com atividade em conjunto:
O que é o LAE?

O Laboratório de Análises Estatísticas (LAE) é um órgão do Departamento de Ciências Exatas (LCE) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz -ESALQ da Universidade de São Paulo (USP) criado em 2009 com a finalidade de:
  • Atender à demanda por serviços de apoio à comunidade acadêmica e à sociedade em geral no que se refere à utilização e à disseminação das técnicas de Estatística Aplicada;
  • Oferecer aos alunos do Departamento a oportunidade de um contacto mais direto com os problemas reais envolvidos nas aplicações dos métodos estatísticos.

Para tanto, o LAE vem atendendo desde então a solicitações, tanto internas quanto externas à USP, no sentido de:

• Prestar serviços de consultoria e treinamento nas áreas de Estatística e Atuária;
  • Dar suporte ao desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, nas mais diversas áreas do conhecimento, que envolvem o uso de procedimentos estatísticos;
  • Servir de apoio aos cursos regulares do Departamento, sobre  Métodos Estatísticos;
  • Oferecer treinamento sobre pacotes computacionais, na forma de minicursos.
  • Promover ciclos de palestras.

Órgãos já atendidos pelo LAE

Entre as entidades externas já atendidas pelo LAE estão:
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Universidade de Campinas (UNICAMP)
  • Universidade de São Paulo (USP de Pirassununga, São Paulo, Ribeirão Preto)
  • Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL - Campinas)
  • Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (APTA - Pólo Centro Sul)
  • Centro de Energia na Agricultura (CENA)
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)

Entre os órgãos da USP que já utilizaram os serviços do LAE estão: Diretoria da ESALQ/USP; Hospital Universitário; Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA); Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN); Departamento de Ciências Florestais (LCF); Departamento de Zootecnia (LZT); Departamento de Solo (LSO); Departamento de Produção Vegetal (LPV); Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES); Departamento de Genética (LGN); Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB); Departamento de Ciências Exatas (LCE); Departamento de Ciências Biológicas (LCB); Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN); Clínica do Leite; Laboratório de Piscicultura; Laboratório de Ecologia; Centro de Energia na Agricultura (CENA); Faculdade de Medicina; Faculdade de Farmácia e Escola de Engenharia Química.

Áreas de Atuação

As principais áreas de conhecimento que compõe o núcleo de atuação do LES são:
  • Análise Multivariada
  • Bioestatística
  • Ciências Atuariais
  • Controle de Qualidade e Estatística Industrial
  • Estatística Computacional / Simulação
  • Geoestatística
  • Métodos Bayesianos de Previsão
  • Métodos Robustos de Análise de Dados
  • Planejamento de Experimentos
  • Séries Temporais e Econometria
  • Técnicas de Amostragem
  • Recursos Humanos e Computacionais

Os trabalhos desenvolvidos pelo LAE são realizados sob a responsabilidade dos Professores do Departamento de Ciências Exatas e com a participação dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agronômica - PPGEEA.
Em termos de recursos computacionais, o LAE dispõe no momento de 4 microcomputador  e uma impressora. Está disponível aos usuários um vasto elenco de linguagens e a aplicativos dirigidos para as mais variadas áreas de aplicação.

O LAE conta com o apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ)

Comissão do Laboratório de Análises Estatísticas:

• Prof. Carlos Tadeu dos Santos Dias (Coordenador de Extensão e do LAE)
  • Prof.ª Sonia Maria De Stefano Piedade
  • Prof. Gabriel Adrian Sarries