Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola ESALQ-USP


Informações gerais

Num ambiente multidepartamental e multidisciplinar, o Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola busca a formação de profissionais em níveis de mestrado e doutorado, sendo um dos programas de pós-graduação mais tradicionais da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, campus da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, SP, Brasil. Seus profissionais estão preparados para as carreiras de ensino e pesquisa microbiológica, num ambiente de apoio e colaboração que incentiva a inovação.

Escopo

O aperfeiçoamento da formação intelectual, promovendo a capacitação em Microbiologia voltada à Ciências Agrárias para gerar conhecimento, estímulos à pesquisa e ao ensino superior, relacionados à compreensão de sistemas celulares animais, vegetais e microbianos, utilizando metodologias in vivo e in vitro; aplicação de conhecimentos desenvolvidos com sistemas celulares para a melhoria de processos, produtos e serviços; contribuir com metodologias e conhecimentos relativos ao ambiente e para monitorar a qualidade e a segurança alimentar de produtos, processos e serviços disponibilizados à sociedade.

Objetivo

O objetivo do programa consiste na formação de alto nível de ensino e pesquisa nas áreas de Microbiologia do Meio Ambiente e dos Processos Microbiológicos Industriais, gerando conhecimentos básicos e aplicados através do desenvolvimento de pesquisa de ponta atendendo às demandas científicas e da indústria.

Títulos concedidos

Mestre e Doutor em Ciências, área de concentração em Microbiologia Agrícola

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Próximas defesas


DataHoraCandidatoTítulo do trabalho
24/07/2025
08h00
Laryssa Marinho Gomes
Mestrado
Potencial produtivo e otimização de meio líquido para o cultivo de Pseudomonas spp. com efeito inseticida contra Spodoptera spp.

Banca: Italo Delalibera Junior (Presidente), Matheus Aparecido Pereira Cipriano, Ricardo Antônio Polanczyk
31/07/2025
08h00
Gabriel Luiz Padoan Gonçalves
Doutorado
Prospecção de fungos e actinobactérias da Mata Atlântica para o controle de fitopatógenos agrícolas e solubilização de P de fosfatos de rocha

Banca: Simone Possedente de Lira (Presidente), Wagner Bettiol, Leandro do Prado Ribeiro, Thiago Rodrigues de Castro