Disciplina - detalhe

LET5836 - Preparação Pedagógica em Entomologia


Carga Horária

Teórica
por semana
Prática
por semana
Créditos
Duração
Total
2
3
4
10 semanas
60 horas

Docentes responsáveis
Aline Sartori Guidolin
Denise de Araujo Alves

Objetivo
Criar um espaço de reflexão crítica e ética sobre a prática docente no ensino superior, promovendo o
desenvolvimento de uma compreensão aprofundada da Educação em Entomologia. Analisar a
organização do trabalho pedagógico e discutir os pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam
o estágio docente. Explorar diferentes abordagens de ensino e avaliar seus impactos na formação de
professores, considerando a dinâmica da relação professor-aluno-conhecimento em diversos contextos
de aprendizagem. Desenvolver e debater estratégias didáticas e pedagógicas, com ênfase na preparação
de aulas simuladas para concursos. Contribuir para a elaboração de propostas de cursos que possam ser
aplicadas à futura atuação profissional.

Conteúdo
A disciplina será oferecida por meio de palestras com profissionais convidados, rodas de conversa entre
os alunos e atividades pedagógicas abordando temas relacionados aos Fundamentos Pedagógicos da
Prática Docente na Educação Superior, tais como: 1. O papel do professor no processo de ensino e as
relações entre professor e aluno; 2. Teorias da aprendizagem e suas implicações pedagógicas; 3.
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e organização do ensino superior; 4. Elaboração de plano de
ensino e plano de aula; 5. Estratégias didáticas e metodologias ativas; 6. Critérios de avaliação e suas
relações com objetivos educacionais; 7. Gestão de conflitos em sala de aula; 8. Aspectos relacionados a
concursos públicos para a carreira docente; 9. Elaboração de aulas de Entomologia.

Bibliografia
Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394 de 20/12/1996.
Cunha, M.I (2008). Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência
universitária. São Paulo: USP, Pró-Reitoria de Pós-Graduação.
Franco, M.A.S. (2009). Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos:
possibilidades de transformações no processo ensino-aprendizagem. São Paulo: USP, Pró-Reitoria de
Pós-Graduação.
Gullan, P. J., Cranston, P. S. (2017). Insetos: fundamentos de entomologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Roca,
441 p.
Kenski, V.M. (2008). Novos processos de interação e comunicação no ensino mediado pelas tecnologias.
São Paulo: USP, Pró-Reitoria de Pós-Graduação.
Krasilchik, M. (2010). Docência no Ensino Superior: tensões e mudanças. São Paulo: USP, Pró-Reitoria
de Pós-Graduação.
Libâneo, J.C. (2009). Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa: unindo
ensino e modos de investigação. São Paulo: USP, Pró-Reitoria de Pós-Graduação.
Luz, A.A. (1997) A avaliação do ensino superior. Educar, 13, p-55-66.